segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Taxonomia de Bloom

Aula de segunda(01/12/2008)
Benjamin Bloom liderou um grupo de universitários para criar uma "classificação de objetivos de processos educacionais". Essa classificação foi dividida em três áreas:

  • A Área Cognitiva
  • A Área Afetiva
  • Área Psicomotora

Vou abordar nesse post apenas a Área Cognitiva, as outras podem ser encontradas nos links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_dos_objetivos_educacionais
http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=436

Área Cognitiva

Essa área traça 6 níveis cognitivos, onde um ultiliza o que foi aprendido no outro, começando dos objetivos mais simples até o mais complexo, conforme os itens abaixo:

Conhecimento: memorização de fatos específicos,de padrões de procedimento e de conceitos.
Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.
Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.
Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização
Síntese: estabelece padrões
Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos

espero ter colaborado, Isaac.

Nenhum comentário: