quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Educação a Distância

A educação a distância vem quebrando barreiras e preconceitos ao longo do tempo, hoje temos vários cursos de graduação aprovados pelo MEC, entre eles administração, pedagogia, ciências contábeis, serviço social, biologia, matemática, história, geografia, ciências sociais, física, filosofia, letras e normal superior.

Esse tipo de curso tem suas vantagens e desvantagens e de acordo com o meu ponto de vista e pesquisas feitas na internet coloco abaixo algumas delas.

Vantagens

Para assistir uma aula, não é precisa pegar transito e nem viajar grandes distancias no caso de pessoas que moram distantes das faculdades, basta ligar o computador e acessar o site do curso. Esse item é fundamental, o stress do transito, o gasto com passagens, viajar quilômetros para assistir uma aula faz com que o aluno muitas vezes chegue cansado e estressado na sala de aula.

Interatividade via chat e forums, através desses os alunos podem participar do curso sem ter que se preocupar com a aparência ou como estão vestidos ou outros fatores como ambiente formal da sala de aula.

Documentação do curso, além de todas as aulas estarem escritas nos módulos do curso, ainda podemos acessar os forums e consultar perguntas e respostas escritas por professores e alunos, isso tudo gera uma documentação incrível para estudo.

Desvantagens

Contato pessoal, os alunos perdem um pouco da troca de experiência, do bate papo informal, que traz muita aprendizagem também.

Ambiente, a sala de aula traz um ambiente propicio para o estudo, muitas vezes o computador da sua casa pode ficar na sala ou em algum lugar movimentado e barulhento onde o aluno não vai conseguir a concentração necessária para o curso.

Tecnologia, a educação a distância tem que ter todo um aparato tecnológico além de exigir dos alunos habilidades com novas tecnologias.

Mais informações sobre o assunto estão no portal do MEC:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Motivação

Para complementar a palestra sobre motivação peço que assistam o video abaixo, e comentem quanto a pergunta: Se a professora Elizabeth usa-se esse metódo em sala de aulta, teriamos uma produtividade maior?

http://br.youtube.com/watch?v=Cd_BWUsMGf4

A Taxonomia de Bloom

Aula de segunda(01/12/2008)
Benjamin Bloom liderou um grupo de universitários para criar uma "classificação de objetivos de processos educacionais". Essa classificação foi dividida em três áreas:

  • A Área Cognitiva
  • A Área Afetiva
  • Área Psicomotora

Vou abordar nesse post apenas a Área Cognitiva, as outras podem ser encontradas nos links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_dos_objetivos_educacionais
http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=436

Área Cognitiva

Essa área traça 6 níveis cognitivos, onde um ultiliza o que foi aprendido no outro, começando dos objetivos mais simples até o mais complexo, conforme os itens abaixo:

Conhecimento: memorização de fatos específicos,de padrões de procedimento e de conceitos.
Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.
Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.
Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização
Síntese: estabelece padrões
Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos

espero ter colaborado, Isaac.