quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Educação a Distância

A educação a distância vem quebrando barreiras e preconceitos ao longo do tempo, hoje temos vários cursos de graduação aprovados pelo MEC, entre eles administração, pedagogia, ciências contábeis, serviço social, biologia, matemática, história, geografia, ciências sociais, física, filosofia, letras e normal superior.

Esse tipo de curso tem suas vantagens e desvantagens e de acordo com o meu ponto de vista e pesquisas feitas na internet coloco abaixo algumas delas.

Vantagens

Para assistir uma aula, não é precisa pegar transito e nem viajar grandes distancias no caso de pessoas que moram distantes das faculdades, basta ligar o computador e acessar o site do curso. Esse item é fundamental, o stress do transito, o gasto com passagens, viajar quilômetros para assistir uma aula faz com que o aluno muitas vezes chegue cansado e estressado na sala de aula.

Interatividade via chat e forums, através desses os alunos podem participar do curso sem ter que se preocupar com a aparência ou como estão vestidos ou outros fatores como ambiente formal da sala de aula.

Documentação do curso, além de todas as aulas estarem escritas nos módulos do curso, ainda podemos acessar os forums e consultar perguntas e respostas escritas por professores e alunos, isso tudo gera uma documentação incrível para estudo.

Desvantagens

Contato pessoal, os alunos perdem um pouco da troca de experiência, do bate papo informal, que traz muita aprendizagem também.

Ambiente, a sala de aula traz um ambiente propicio para o estudo, muitas vezes o computador da sua casa pode ficar na sala ou em algum lugar movimentado e barulhento onde o aluno não vai conseguir a concentração necessária para o curso.

Tecnologia, a educação a distância tem que ter todo um aparato tecnológico além de exigir dos alunos habilidades com novas tecnologias.

Mais informações sobre o assunto estão no portal do MEC:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Motivação

Para complementar a palestra sobre motivação peço que assistam o video abaixo, e comentem quanto a pergunta: Se a professora Elizabeth usa-se esse metódo em sala de aulta, teriamos uma produtividade maior?

http://br.youtube.com/watch?v=Cd_BWUsMGf4

A Taxonomia de Bloom

Aula de segunda(01/12/2008)
Benjamin Bloom liderou um grupo de universitários para criar uma "classificação de objetivos de processos educacionais". Essa classificação foi dividida em três áreas:

  • A Área Cognitiva
  • A Área Afetiva
  • Área Psicomotora

Vou abordar nesse post apenas a Área Cognitiva, as outras podem ser encontradas nos links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_dos_objetivos_educacionais
http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=436

Área Cognitiva

Essa área traça 6 níveis cognitivos, onde um ultiliza o que foi aprendido no outro, começando dos objetivos mais simples até o mais complexo, conforme os itens abaixo:

Conhecimento: memorização de fatos específicos,de padrões de procedimento e de conceitos.
Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.
Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.
Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização
Síntese: estabelece padrões
Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos

espero ter colaborado, Isaac.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Formação inicial e continuada dos profissionais do magistério

O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Capes reúne-se, nesta quinta-feira (27), para discutir sugestões encaminhadas a partir da consulta pública sobre o decreto do Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério. O objetivo do sistema é organizar, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para a educação básica.
Leia mais: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2455-capes-discute-propostas-ao-sistema-nacional-de-formacao-de-profissionais-do-magisterio

ENEM

Rafaela da Silva Menezes, aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica Química, da unidade Nilópolis (RJ), conquistou a primeira colocação entre os alunos da rede pública do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a média de 96,82, conseguindo a nota máxima na redação e 93,65 na prova objetiva. Rafaela ficou na terceira classificação geral no estado do Rio de Janeiro e o quinto lugar no Brasil.
Leia mais sobre o assunto: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11689

FIES - Financiamento Estudantil

O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Conheça mais sobre o FIES: http://www3.caixa.gov.br/fies/

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Método de Sócrates "Só sei que nada sei"


Sócrates assim como sua mãe, que era parteira, tinha como objetivo trazer a luz, levando seus discípulos a propor suas próprias idéias ao mundo. Ele propunha a virtude como principal caminho para chegar a sabedoria. Para alcançar a virtude, de acordo com Socrátes, é preciso treinar a mente, fazendo exercícios com disciplina.

Livro: Conhecimentos Pedagógicos, Zaíra Leite

grato pela atenção,

Isaac.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FILME: O SORRISO DE MONALIZA




As Tendências Tradicionalistas
Ao analisar as categorias: aluno, professor, concepção de educação, família do aluno e direção da escola, fica claro as tendências tradicionalistas, os alunos eram avaliados de acordo com apostilas, as quais eles decoravam, ao se deparar com situações que não tinha na apostila eles não conseguiam resolver, os professores não podiam inovar os métodos de ensino, pois tinham que seguir o que era imposto pela diretoria que por sua vez era totalmente tradicionalista, a família só pensava em casar as filhas e a concepção do ensino era totalmente focada na apostila e não considerava as idéias dos alunos.

As Tendências Progressistas
A professora representada pela Julia Roberts tinha tendência totalmente “Progressista”, ela ensinou as alunas a raciocinarem, explorou o conhecimento alem do decoreba da apostila, explorou outros ambientes para ensinar além da sala de aula e mostrou que as meninas poderiam usar o conhecimento, não apenas para cuidar do lar, mas também para seguir uma carreira Professional.

Metodologia Subjacente, contribuição para o ensino superior
É preciso ir além dos decorebas de livros, problematizar o conteúdo, fazendo o individuo pesquisar e resolver os problemas através de seus próprios méritos. O Professor de ensino Superior não pode ficar apenas passando livros e cobrando questionários, ele tem que trazer problemas do cotidiano e ensinar os alunos a pesquisar soluções.
A professora conduzia as alunas de uma maneira afetuosa, criando vinculo e colhendo aos poucos as características de cada aluna, assim ela conseguiu o respeito da turma, e aos poucos foi ensinando que existia um mundo além do casamento, que elas poderiam ser o que quisessem. É preciso saber conduzir as pessoas ao conhecimento, tenho vários exemplos de professores que tem diploma de Doutor, de Mestre, mas que não consegui passar o conhecimento.

Agradeço a paciência de todos,

Isaac Luna Tavares